Consumismo e a cultura do descarte

Do que se trata o consumismo e a cultura do descarte?




    Com o surgimento dos novos modos de produção, as grandes empresas sentiram a necessidade de vender cada vez mais para manter seus níveis de crescimento e acúmulo de riqueza; para isso, criaram toda uma rede de marketing que indiretamente "obriga" as pessoas a comprarem seus produtos com nenhum tipo de controle. Essa rede de marketing organizada pelas grandes empresas vai além de anúncios publicitários, também engloba atitudes que fazem com que os consumidores se sintam desatualizados com os atuais produtos e se vejam obrigados a comprar novos para se inserirem no meio social. Além dessa estratégia, algumas outras empresas usam de uma fragilidade proposital de seus produtos para que os mesmos tenham uma vida útil curta, obrigando o consumidor a comprar novamente. 
    Porém, essa "fragilidade proposital" não é a única responsável pelo descarte de produtos, é aí que surge a cultura do descarte. A cultura do descarte, como o próprio nome diz, se trata do descarte de itens que ainda possuem utilidade simplesmente por sentir a necessidade de comprar novos, esse evento é consequência de toda a rede de marketing já mencionada anteriormente, que vai desde anúncios publicitários, até o próprio nome dos produtos, como "plus", "plus+", "ultra", e assim por diante. É obrigação nossa não seguir essa tendência de consumo, haja vista que temos que pensar em cada uma das etapas que aqueles produtos passaram até chegar em nossas mãos, desde a energia elétrica utilizada na produção dos mesmos, até a gasolina consumida no transporte do produto. Todas as etapas geram diretamente ou indiretamente algum tipo de contribuição para o agravamento do aquecimento global.

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